Câncer de Pele
O Câncer de Pele é o crescimento anormal das células cutâneas. As principais causas relacionadas com o surgimento dos tumores da pele são: a exposição aos raios UV sem proteção e a predisposição genética. Existem diferentes tipos de câncer de pele:
- Carcinoma basocelular: o mais prevalente dentre todos os tipos. Surge nas células basais, que se encontram na camada mais profunda da epiderme (a camada superior da pele). Tem baixa letalidade e pode ser curado em caso de detecção precoce.
- Carcinoma espinocelular: segundo tipo de câncer de pele mais prevalente. Manifesta-se nas células escamosas, que constituem a maior parte das camadas da epiderme.
- Melanoma: tem origem nos melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele. Mais raro e mais grave, já que tem grande potencial para espalhar rapidamente pelo corpo.
O câncer de pele pode surgir em qualquer pessoa. No entanto, os pacientes que possuem pele, cabelos e olhos claros, quem tem histórico familiar da doença ou quem se expõe ao sol sem proteção e com frequência são suscetíveis a desenvolver os tumores.
Como tratar?
Geralmente, as lesões suspeitas são analisadas em consultório e, se for indicado pelo dermatologista, devem ser retiradas para biópsia, por meio das técnicas da Cirurgia Dermatológica. Em casos selecionados, além da retirada do tumor com margens de segurança, pode ser indicado realizar sessões de quimioterapia e/ou radioterapia.
É importante avaliar a pele como um todo, analisando se as suas pintas são assimétricas, têm diâmetro maior do que 6mm, evoluem de tamanho ao longo dos anos, mudam de cor ou formato. Além disso, lesões que não cicatrizam e sangram com frequência também devem ser analisados.
O importante é obter o diagnóstico precoce da doença, a fim de escolher a melhor opção terapêutica, levando em conta o tipo, a gravidade e o estado clínico de cada paciente.