Melasma

Melasma

Melasma é uma doença crônica da pele, que provoca manchas acastanhadas e assimétricas na face, especialmente testa, nariz, bochechas e buço. Existem diversos fatores que contribuem para o surgimento do Melasma, como: a predisposição genética, a exposição prolongada e sem proteção aos raios solares, inflamações cutâneas e alterações hormonais. A condição afeta principalmente as mulheres de pele morena. O período da gravidez também aumenta as chances de desenvolvimento do Melasma.

Apesar desses fatores de risco, os pacientes homens ou de pele clara não estão excluídos do acometimento. 

Como tratar?

É importante dizer que o Melasma não tem cura, portanto, o tratamento deve ser feito de forma regular, para o controle das manchas. Além do uso adequado do filtro solar, para a proteção contra os raios UV, pode ser indicado o uso de medicamentos orais com ação antioxidante e a aplicação tópica de clareadores. Em consultório, procedimentos como o microagulhamento com drug delivery, os peelings químicos e a aplicação de lasers específicos é eficaz no controle das manchas. 

Só o médico dermatologista pode indicar o melhor tipo de tratamento, levando em consideração o tipo de pele e as características do Melasma em cada paciente.